segunda-feira, 14 de julho de 2014

DÃ FILHO DE JACÓ - A BENÇÃO QUE COUBE AO DÃ. - GRAVES PECADOS DE DÃ - MENOS A TRIBO DE DÃ

                                 DÃ FILHO DE JACÓ

DENTRE AS BENÇÃOS DE JACÓ  AOS  SEUS FILHOS, ESTÁ, FOI A BENÇÃO QUE COUBE AO DÃ.
GN. 49; 16. julgará seu povo, como uma das tribos de Israel.  17.Dã será uma serpente no caminho, uma cobra na estrada, que morde a pata do cavalo e derruba o cavaleiro.  18.Espero em vosso socorro, Senhor!

                   GRAVES PECADOS DE DÃ
DÃ E TODOS OS SEUS DESCENDENTES ADORAVAM ÍDOLOS E NÃO O DEUS DE ISRAÉL
AMÓS 8;14.Os que juram pelo pecado de Samaria e dizem: Pela vida do teu deus, Dã! e Pelo caminho de Bersabéia!, estes cairão e não mais se levantarão.
JUÍZES 18;11.Seiscentos homens da família de Dá partiram, pois, de Sorea e de Estaol, munidos com armas de guerra  12.e acamparam em Cariatiarim, em Judá. Por isso deu-se àquele lugar o nome de Mahanê-Dã, o qual assim se chama ainda hoje, e está situado ao ocidente de Cariatiarim.  16.Entretanto, os seiscentos danitas, armados como estavam, ficaram à porta.  17.Os cinco exploradores penetraram (sozinhos) na capela e tomaram o ídolo com o efod e os terafim, enquanto o sacerdote se achava com os seiscentos homens armados à entrada da porta. 18.Tiraram, pois, da casa de Micas, o ídolo, o efod e os terafim. O sacerdote disse-lhes: Que fazeis vós?  19.Cala-te, responderam-lhe, põe a mão na boca e vem conosco; tu nos servirás de pai e de sacerdote. O que é melhor para ti: ser sacerdote na casa de um particular, ou numa tribo e numa família de Israel?  22.Estando eles já longe da casa de Micas, os vizinhos deste ajuntaram-se e perseguiram os danitas.  23.Interrogados, os filhos de Dã voltaram-se e disseram a Micas: Que queres tu, e por que trazes toda essa gente?  24.Ele respondeu: Tirastes os meus deuses que fiz para mim, tomastes o sacerdote e partistes. Que me resta agora? E como podeis perguntar o que quero? 25.Os danitas replicaram: Nem mais uma palavra diante de nós! Não suceda que alguns se impacientem contra vós e percais a vida, tu e tua família! 26.E os danitas continuaram o seu caminho. Micas, vendo que aqueles homens eram mais fortes que ele, voltou para a sua casa.  7.Desse modo, tomaram os danitas a obra que Micas tinha feito, juntamente com o seu sacerdote. Atacaram então Lais, um povo pacífico e seguro, passaram-no ao fio da espada e queimaram a cidade.  28.Não houve quem a salvasse, porque estava longe de Sidon e não tinham relações com ninguém. Essa cidade estava situada no vale pertencente a Bet-Roob. Os danitas reedificaram a cidade e habitaram-na,  29.chamando-a cidade de Dã, nome de seu pai, que tinha nascido de Israel; a cidade chamava-se primitivamente Lais.
30.E erigiram em seguida o ídolo.  Jonatã, filho de Gersã filho de Moisés, e seus descendentes foram sacerdotes na tribo de Dã até o dia de sua deportação.

            MENOS A TRIBO DE DÃ

NO APOCALIPSE NÃO CONSTA O NOME DE DÃ DENTRE OS FILHOS DE ISRAEL (JACÓ) MAS ESTA OS SEUS NETOS ADOTIVOS FILHOS DO SEU FILHO JOSE, MAS, NO LUGAR DE DÃ ESTA SUBSTITUIDO O PRIMEIRO FILHO DE JOSE O MANASSÉS, DEVIDO OS SEUS MUITOS PECADOS GRAVES CONTRA O TEU DEUS E DE SEUS PAIS, POR ISSO  NÃO FORÃO ASSINALADOS PARA A SALVAÇÃO  NO JUÍZO FINAL  PELO ANJO DE DEUS A SUA TRIBO

APOC.  7; 5.da tribo de Judá, doze mil assinalados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gad, doze mil;  6.da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Neftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;  7.da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;  8.da tribo de Zabulon, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

HISTÓRIA DE EFRAIM - BENÇÃOS DE JACÓ AOS AOS SEUS FILHOS - QUEM FOI EFRAIM - SOFRIMENTO DE DEUS POR EFRAIM - MENOS DÁ TRIBO DE DÃ


                              HISTÓRIA DE EFRAIM

 DEUS AMAVA MUITO JACÓ ( ISRAÉL) DESDE O VENTRE DE REBECA SUA MÃE, ELE FOI O ESCOLHIDO PARA SER GRANDE
GN. 25;21.Isaac rogou ao Senhor por sua mulher, que era estéril. O Senhor ouviu-o e Rebeca, sua mulher, concebeu.  22.Como as crianças lutassem no seu ventre, ela disse: “Se assim é, por que me acontece isso?” E ela foi consultar o Senhor,  23.que lhe respondeu: “Tens duas nações no teu ventre; dois povos se dividirão ao sair de tuas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo.”  24.Chegado o tempo em que ela devia dar à luz, eis que trazia dois gêmeos no seu ventre.  25.O que saiu primeiro era vermelho, e todo peludo como um manto de peles, e chamaram-no Esaú. Saiu em seguida o seu irmão, segurando pela mão o calcanhar de Esaú, e deram-lhe o nome de Jacó.

      JACÓ TEVE 12 FILHOS OU SEJA ( 12 TRIBOS, 12 PRINCIPES, 12 PATRIARCAS)

       AS BENÇÃOS PARA OS FILHOS (Jesus vem da tribo de Judá o 4º fº)

GN 18;1.Jacó chamou seus filhos e lhes disse: “Reuni-vos, porque eu quero anunciar-vos o que vos há de acontecer nos dias vindouros:2.Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó. Escutai Israel, vosso pai.
3.Rubem, tu és o meu primogênito, minha força, primícias do meu vigor. Notável em dignidade e notável em poder.4.Transbordante como a água, não terás o primeiro lugar, porque subiste ao leito de teu pai, e desse modo maculaste o meu leito.
5.Simeão e Levi são irmãos; suas espadas são instrumentos de violência.6.Minha alma não participe de suas maquinações, meu coração jamais se associe às suas reuniões! Porque em sua cólera mataram homens e em seu furor enervaram touros. 7.Maldita cólera que os levou à violência, maldito furor que os induziu à crueldade! Hei de dispersá-los em Jacó, hei de espalhá-los em Israel
.8.Judá, teus irmãos te louvarão. Pegarás pela nuca os inimigos; os filhos de teu pai se prostrarão em tua presença.9.Filhote de leão, Judá: voltas trazendo a caça, meu filho. Dobra-se, deita-se como um leão; como uma leoa: quem o despertará?10.Não se apartará o cetro de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence por direito, e a quem devem obediência os povos.11.Amarra à videira o jumentinho, à cepa o filho da jumenta. Lava com o vinho suas vestes, com o sangue das uvas o seu manto.12.O vinho aumenta o brilho de seus olhos, seus dentes são brancos como o leite.
13.Zabulon habita à beira do mar, no litoral, onde aportam os navios, e seu flanco se estende por Sidon.
14.Issacar é um jumento forte, deitado nos currais.15.Vê que é bom o descanso e a terra agradável: curva os ombros sob a carga, sujeita-se ao tributo.
16. julgará seu povo, como uma das tribos de Israel.17.Dã será uma serpente no caminho, uma cobra na estrada, que morde a pata do cavalo e derruba o cavaleiro.18.Espero em vosso socorro, Senhor!
19.Gad será saqueado por quadrilhas de assaltantes, mas também os assaltará e perseguirá.
20.Aser tem um pão saboroso, que constitui as delícias dos reis.
21.Neftali é uma gazela solta, que tem lindos filhotes.
22.José é broto de uma árvore fértil, broto de uma árvore fértil junto à nascente: seus ramos crescem acima do muro.
                              QUEM FOI O EFRAIM
 BENÇÃOS DE JACÓ PARA OS DOIS FILHOS DE JOSÉ,  ENTÃO DEUS RESPEITOU O LIVRE ARBÍTRIO DE JACÓ  QUE COMO CEGO CRUZOU OS BRAÇOS PARA QUE CADA MÃO EM SUAS CABEÇAS  DERRAMASSEM AS DEVIDAS BENÇÃOS DIVINAS DE DEUS  PARA OS NETOS, DEUS ACATOU E AMOU TANTO A SUA ESCOLHA E NÃO QUIS MAIS LARGAR DO PÉ DE EFRAIM
GN 48; Depois disso, vieram anunciar a José: “Teu pai está doente.” Tomou então com ele seus dois filhos, Manassés e Efraim.  3.E disse a José: “O Deus todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e abençoou-me.   5.Agora, os dois filhos que te nasceram no Egito antes que eu viesse para junto de ti, são meus filhos: Efraim e Manassés são meus, com o mesmo título que Rubem e Simeão.  8.Israel viu os filhos de José e disse: “Quem são estes?”  9.“São, respondeu José, os filhos que Deus me deu aqui”. “Faze-os aproximarem-se, para que eu os abençoe”.  10.Os olhos de Israel tinham-se enfraquecido tanto pela idade, que já não podia ver. José fê-los aproximarem-se dele e Israel, tomando-os em seus braços, beijou-os.  12.José tirou-os dos joelhos de seu pai e prostrou-se com o rosto por terra.  13.Tomou depois os dois, Efraim pela mão direita, para colocá-lo à esquerda de Israel, e Manassés pela mão esquerda, para colocá-lo à direita de Israel, e fê-los aproximarem-se.  14.Mas Israel estendeu a mão direita e pô-la sobre a cabeça de Efraim, o caçula, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés. Cruzou assim as mãos (porque Manassés era o primogênito).  15.Israel abençoou José, dizendo: “O Deus em cujo caminho andaram meus pais Abraão e Isaac, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia,  16.o anjo que me guardou de todo o mal, abençoe estes meninos! Seja perpetuado neles o meu nome e o de meus pais Abraão e Isaac, e multipliquem-se abundantemente nesta terra!”  17.Vendo José que seu pai tinha colocado a mão direita sobre a cabeça de Efraim, contrariou-se e tomou a mão de seu pai para removê-la da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés18.E disse-lhe: “Não assim, meu pai; é este aqui o primogênito; põe tua mão direita sobre sua cabeça”.  19.Seu pai, porém, recusou: “Eu sei, meu filho, disse ele, eu sei. Ele também se tornará um povo e será grande; mas seu irmão mais novo crescerá mais do que ele e sua posteridade tornar-se-á uma multidão de nações”.  20.Abençoou-os, pois, naquele dia, e disse: “Israel vos nomeará em suas bênçãos; dir-se-á: Deus te torne semelhante a Efraim e a Manassés”. Foi assim que ele pôs Efraim na frente de Manassés.
SOFRIMENTO DE DEUS PARA COM O SEU PIMPOLHO EFRAIM
DO VERSÍCULO DO 1 AO 4, ENTÃO DEUS O TROUXE DO EGITO PARA CANAÃ EM  ISRAEL QUE SERIA SEUS DESCENDENTES, E DE ACORDO COM O TEMPO E SE DISTANCIANDO DA FÉ  DOS PAIS,  IAM SE AFASTANDO DE SUAS LEIS, MESMO ASSIM DEUS NÃO DEIXOU OS DE  ENSINAR COMO VIVER A SUA GERAÇÃO FUTURA, CONDUZINDO-OS COM CARINHO, MAS, COMO NÃO VIAM O SENHOR E JESUS AINDA NÃO TINHA NASCIDO ENTÃO  ELES FAZIAM TUDO ERRADO  NO VERSÍCULO 5 EM  DIANTE, DEUS FARA VOLTAR PARA O EGITO E PUNIRÁ ATÉ OS SEUS LÁ NAFRENTE, MAS JÁ NO VERS. 8 DEUS NÃO VAI MAIS PREJUDICA-LÓS POR CAUSA DAS BENÇÃOS DE JACÓ SEU UNGIDO QUE AMOU MUITO O NETO EFRAIM  FILHO DE JOSE, DEUS NÃO QUERIA TRAÍLO, MAS O SEU CORAÇÃO ESTAVA SOFRENDO MUITO, MAS SE CONTEVE E NÃO DEU ASAS PARA A MALDADE POR SER DEUS, CLARO QUE BEM LÁ NO FUTURÃO IRIA VIR JESUS E AJUNTARIA DE NOVO TODOS OS QUE OS ACEITAREM SEU FILHO E NA REALIDADE ERA ELE PRÓPRIO.
        VIDE QUEM FOI O EFRAIM ACIMA DESTE
OSEIAS 11; 1.Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.  2.Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos.  3.Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles. .Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento.  5.Ele voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim.  6.A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras.  7.Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se.  8.Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.  9.Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.       
                     MENOS A TRIBO DE DÃ
NO APOCALIPSE NÃO CONSTA O NOME DE DÃ DENTRE OS FILHOS DE ISRAEL (JACÓ) MÁS ESTA OS SEUS NETOS ADOTIVOS FILHOS DO SEU FILHO JOSE, NO LUGAR DE DÃ ESTA SUBSTITUIDO O PRIMEIRO FILHO DE JOSE O MANASSÉS, DEVIDO OS SEUS MUITOS PECADOS GRAVES CONTRA O TEU DEUS E DE SEUS PAIS, POR ISSO  NÃO FORÃO ASSINALADOS PARA A SALVAÇÃO  NO JUÍZO FINAL  PELO ANJO DE DEUS A SUA TRIBO
APOCALIPSE. 7;4.Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel;  5.da tribo de Judá, doze mil assinalados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gad, doze mil;  6.da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Neftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;  7.da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;  8.da tribo de Zabulon, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.
AMÓS 8;14.Os que juram pelo pecado de Samaria e dizem: Pela vida do teu deus, Dã! e Pelo caminho de Bersabéia!, estes cairão e não mais se levantarão.