OS COMPONENTES DA MORTE DE JESUS
1-2 3 4 5 6 -7 8 9
1º-CRUZ E 2º COROA, 3º- O prego, 4º O chicote de diversas cordas com bolinhas nas pontas, 5º-Corda que amarraram suas mãos, 6º- a escada com 7º o ensopo de vinagre e fel, 8º o martelo, 9º- lança
A ÚLTIMA MISSÃO DE JESUS NA TERRA
Jesus na sua última MISSÃO na terra, quiz passar esta sua última Pasqua com os seus presentes dados por Deus que só ele os conhecia que eram os apóstolos, com a mesa preparada por bela tolha, numa sala de se comer, com lindos pratos, finas jarras de água e de vinhos finos e belas taças, mas, a mais rica, que deveria ser a única ficou para Jesus Deus filho, pois ele mandou que os apostolos fossem preparar uma casa, de uma pessoa para ele passar com os seus amigos -
Mc. 14;13Jesus mandou então dois de seus discípulos, dizendo: "Vão à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no
.
14.
e digam ao dono da casa onde ele entrar: 'O Mestre manda dizer: Onde é a sala em que eu e os meus discípulos vamos comer a Páscoa?'
15.Então ele mostrará para vocês, no andar de cima, uma sala grande, arrumada com almofadas. Preparem aí tudo para nós."
TODAS AS 5ª FEIRAS
Jesus teve muitas chances para fugir, mas essa da hora H era a ultima, mas sofrendo foi se fortalecer no Pai no alto do monte das oliveiras, deixando os três mais em baixo vigiando a hora da chegada dos soldados.
Voltando da oração os seus estavam dormindo, ele chamou a atenção por sentir se só, enquanto eles estavam no bem bom dormindo gostoso. Na igreja católica mundialmente todas as 5ª feiras do ano temos adoração ao Santíssimo de uma hora, devido o fuso horário mundial então temos dia e noite dividido em horários de hora em hora pelos congregados, e todas as pastorais, ministros, irmandades, padres, freiras e os leigos que vão a hora que pode, para cumprir aquela hora de vigília e amor que Jesus cobrou dos seus.
Ele estava só fisicamente e ate espiritualmente, pois Deus assistia tudo com os seus anjos e escutava tudo, em Lucas um anjo veio fortalece lo com o vigor do Pai, pois Jesus como humano não podia fraqueja lo perante o mal, ele tinha que vencer no fim por amor a Deus Pai e a nós, e ele venceu a morte ressuscitando vencendo o Demo que ficou com cara de tacho, pois agora Jesus esta junto do Pai e ele o Demo não pode jamais atingi lo, mas já que com Cristo que tem o Poder a Honra e a Gloria ele não pode, então ele tenta com benfeitorias, facilidades, status, brechas para conseguirmos coisas, desvia nos das nossas obrigações principalmente das coisas religiosas de Jesus, enfim ele tenta manipular os fieis que muitos de tantos ataques se fraqueja e acaba caindo inconscientemente, pois os outros são mais fáceis não sofre tanto para consegui lo, é só ter um sofrimento pequeno que ele se vai.
Marcos 14: 32 a 42
32. Chegaram a uma propriedade chamada Getsêmani. Jesus disse aos discípulos: “Sentai-vos aqui, enquanto eu vou orar”.
33. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a sentir pavor e angústia.
34. Jesus, então, lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai”!
35. Jesus foi um pouco mais adiante, caiu por terra e orava para que aquela hora, se fosse possível, passasse dele.
36. Ele dizia: “Abbá! Pai! tudo é possível para ti. Afasta de mim este cálice! Mas seja feito não o que eu quero, porém o que tu queres”.
37. Quando voltou, encontrou os discípulos dormindo. Então disse a Pedro: “Simão, estás dormindo? Não foste capaz de ficar vigiando uma só hora?
38. Vigiai e orai, para não cairdes em tentação! O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
39. Jesus afastou-se outra vez e orou, repetindo as mesmas palavras.
40. Voltou novamente e encontrou-os dormindo, pois seus olhos estavam pesados de sono. E eles não sabiam o que responder.
41. Ao voltar pela terceira vez, ele lhes disse: “Ainda dormis e descansais? Basta! Chegou a hora! Vede, o Filho do Homem está sendo entregue às mãos dos pecadores.
42. Levantaivos! Vamos! Aquele que vai me entregar está chegando”.
Em Lucas 22:41 a 44
41. Então afastou-se dali, à distância de um arremesso de pedra, e, de joelhos, começou a orar.
42. “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!”
43. Apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44. Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão.
HISTORIA DA VIA SACRA DE JESUS
Jesus é condenado a morte- João 19:1 a 16
1. Pilatos, então, mandou açoitar Jesus.
2. Os soldados trançaram uma coroa de espinhos, a puseram na cabeça de Jesus e o vestiram com um manto de púrpura.
3. Aproximavam-se dele e diziam: “Viva o Rei dos Judeus!”; e batiam nele.
4. Pilatos saiu outra vez e disse aos judeus: “Olhai! Eu o trago aqui fora, diante de vós, para que saibais que eu não encontro nele nenhum motivo de condenação.
5. Então, Jesus veio para fora, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Ele disse-lhes: “Eis o homem”!
6. Quando o viram, os sumos sacerdotes e seus guardas começaram a gritar: “Crucifica-o! Crucifica-o!” Pilatos respondeu: “Levai-o, vós mesmos, para o crucificar, porque eu não encontro nele nenhum motivo de condenação”.
7. Os judeus responderam-lhe: “Nós temos uma Lei, e segundo esta Lei ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus”.
8. Quando Pilatos ouviu isso, ficou com mais medo ainda.
9. Entrou no palácio outra vez e perguntou a Jesus: “De onde és tu?” Jesus ficou calado.
10. Então Pilatos disse-lhe: “Não me respondes? Não sabes que tenho poder para te soltar e poder para te crucificar?”
11. Jesus respondeu: “Tu não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do alto. Por isso, quem me entregou a ti tem maior pecado”.
12. Por causa disso, Pilatos procurava soltar Jesus. Mas os judeus continuavam gritando: “Se soltas este homem, não és amigo de César. Todo aquele que se faz rei, declara-se contra César”.
13. Ouvindo estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar conhecido como Pavimento ( em hebraico: Gábata ).
14. Era o dia da preparação da páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus: “Eis o vosso rei”.
15. Eles, porém, gritavam: “Fora! Fora! Crucifica-o!” Pilatos disse: “Vou crucificar o vosso rei?” Os sumos sacerdotes responderam: “Não temos rei senão César”.
16. Pilatos, então, lhes entregou Jesus para ser crucificado. Eles tomaram conta de Jesus.
O ENCONTRO COM SUA MÃE
A SOLIDARIEDADE COM A DOR DO PRÓXIMO
Na Sua via dolorosa, algumas pequenas historias aconteceram , Ele recebe a cruz e anda um tempo e cai pela primeira vez, anda mais e encontra se com sua mãe, mais lá na frente Jesus precisa como humano de ajuda do próximo o Cirineu,
UM FLÉSHS DA HISTORIA DA VERÔNICA
Tem também na sua caminhada via cruz, uma bela história contada por uma freira que ficou tuberculosa e precisou ir para um sanatório no Paraná ou Santa Catarina onde no seu repouso aproveitou para ler muitos belos livros, inclusive um deles foi o da Verônica.
Conta-se que quando nasceu a sua filha sua com deficiência física e mental, o marido abandonou-a com a filha, e ela então se doou exclusivamente para a filha, cuidando do melhor jeito, com carinho e amor, como sendo muito morros ruas estreitas de terras, as casas eram construídas com portas e janelas nas paredes direto nas calçadas das ruas, só que tinham uns dois ou três lances de escadas para subir ate a porta de entrada.
Cercado de guardas praticamente, e com uma enorme cruz pesada para o seu tamanho, pois não tinha dado tempo de preparar uma cruz sob sua medida e carregando hora num ombro hora no outro, pois os dois lados estavam sangrando muito devido o ‘descarnamento’, mas ele tinha um olhar muito penetrante e misericordioso então os olhares se encontraram, os delas com os dele e com grande compaixão, pois os dois sofriam muito, cada um do seu jeito, mas, o objetivo o mesmo, muito amor, Ele sofrendo por todos e ela pelos próximos, foi quando ela num repente pegou um pano muito limpo branco que estava mais fácil de sua querida filha, desceu para a rua e sem medo entrou na multidão e enfrentou os guardas chegando ate Jesus e abrindo o pano e colocou-o na face inteira de Jesus comprimindo só um pouquinho, pois não podia esfrega-lo devido os esfolamentos sangrados do 1º tombo, o sol ardente, o calor estava muito grande, a subida do morro do Calvário muito íngrime e com o grande peso da cruz que parecia carregar o mundo nos seus ombros.
Então Jesus já tinha caído uma vez, inclusive o sangue da Sua coroa de espinhos cravados no se crânio que escorria pela face, estava coagulado sujo de terra, entranhado na barba úmida de suor e com muito suor a escorrer, quem sabe devido o peso pudesse ate sentir ânsia de vômitos, o sofrimento era muito grande, os ombros muito descarnados, os joelhos esfolados com o primeiro tombo, ainda, então ela tirou o pano do rosto de Jesus muito de leve, pois o pano queria grudar em sua face, mas tirou com jeitinho e ao olhar no pano viu o rosto perfeito como uma foto estampado no seu pano, e aquele olhar era muito penetrante que todos os que O via sentia o próprio olhar de compaixão de Cristo olhando para si, então ela foi para a calçada, devido ela ser uma mulher pequenina, ela então subiu nos degraus de uma casa qualquer, e ali ela abriu o pano com muito jeito e carinho para não borrar o sangue e mostrou para multidão, cantando, pois ela não conseguia atingir a sua vos para toda a multidão então cantou bem alto o seu lamento mostrando o que estavam fazendo com AQUELE homem, e contrita desceu os degraus e voltou para continuar a cuidar da sua filha que ate então ela a deixou por um tempo, por compaixão e amor a Jesus, chegando em sua casa ela viu a filha sentada na sala e ao se velas correram ao encontro uma da outra e se abraçaram, pois a adolescente estava curada, perfeita. Esta é um trechinho da historia da Verônica.
No rio, passou a baldear as pessoas, baldeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"
Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...
CONTINUA A HISTÓRIA DA VIA SACRA
E Jesus cai pela segunda vez, levanta e anda um tempo e encontra diversas piedosas mães que acompanhavam e sofriam também por Ele. Mas Ele aconselhou-as que se arrependesse dos seus pecados que é o principal para saberem conduzir os seus filhos, diferentes daqueles dali que estavam fazendo parte da historia Dele, por que se não iriam chorar muito. E pela terceira vez cai, chegando então no calvário despem-No e sorteiam a sua túnica sem costura feita pelas mãos de sua mãe, e deitam o na cruz pregando o com agudos pregos nas mãos e pés e o suspenderam como um estandarte perante toda a multidão.
Então houve uma grande preocupação em deixar a sua mãe, não com a tia Maria de Cleófas, ( Maria era filha única ) efeito domino esse versículo, a Maria mãe de Jesus, e a tia de Maria, Maria de Cleofas irmã de Ana mãe de Maria -João 19:25
25. Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.
Ver este blogs-http://mensagemparaavida.blogspot.com.br/2011/10/1-1-santa-ana-e-s-joaquim-os-pais-de.html
Mas, com o João o mais criança de todos com os seus 20 a 22 anos mais ou menos o único que não tinha barba, o João era um molécão que tinha deixado tudo, ate o carinho de seus pais e que se apegou muito a Jesus como pai, e Jesus o correspondia, pois os demais eram homens feitos barbados, e ali Ele deu ordem expressa a Maria para ser a mãe de João, e também a João que como filho cuidasse da mãe, Jesus não pediu a ambos, ele ordenou e ordem e para serem cumprida, se Maria esposa do Espírito Santo de Deus, sim porque a esposa só pode ter filho só do seu marido se não e adultério e Cristo pregou muito contra o adultério, e mãe do filho dele e se todos somos irmãos, somos irmãos de João, então Maria e nossa mãe também dessa hora em diante cuidariam um do outro, Maria de Cléofas era irmã de Santa Ana a mãe de Maria. -João 19:25 a27
25. Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.
26. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!”
27. Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu.
O sol do meio do dia estava muito quente, naquela época tudo la era deserto muito seco, e o sangramento intenso, calor de mais, muita canseira, muito sujo de terra com suor, muito machucado, muita sede e a única coisa que poderiam fazer por ele naquele momento para amenizar o seu sofrimento era água, mas deram lhe vinagre ( feito de vinho azedo que se aproveitam em culinárias) para se cumprir a Escritura – João 19:28 ao 30
28. Depois disso, sabendo Jesus que tudo estava consumado, e para que se cumprisse a Escritura até o fim, disse: “Tenho sede”!
29. Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram num ramo de hissopo uma esponja embebida de vinagre e a levaram à sua boca.
30. Ele tomou o vinagre e disse: “Está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Então ele deu o seu ultimo suspiro e morreu, nessa hora abriu se o véu do tempo e caiu um enorme temporal catastrófico, a chuva caindo sobre o seu corpo lavando O, todo o seu corpo e as imundícies terrena, ficando limpo para ir ao colo acolhedor da mãe que também era e é pura, mas o seu sangue não se perdeu na terra, foi para os pequenos córregos e riachos formado por muitas águas e o os leprosos sem pensar pisavam nestas águas que continha o sangue Poderoso de Jesus e eram curados. Os antigos não enterrava um defunto sem lava los para tirar as coisas terrena e ir limpo para o outro lado, como aconteceu com Jesus, isso era uma tradição.
Então Ele não tinha sepultura familiar, precisou ainda da ajuda de um homem importante Jose de Arimatéia que acreditava no reino de Deus, e que comprou um túmulo e um lençol cedeu para o corpo Santo de Jesus- Marcos 15:42 a 46
42. Já caíra a tarde. Era o dia de preparação ( isto é, a véspera do sábado ).
43. Por isso, José de Arimatéia, membro respeitável do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, cheio de coragem foi a Pilatos pedir o corpo de Jesus.
44. Pilatos ficou admirado quando soube que Jesus estava morto. Chamou o centurião e perguntou se tinha morrido havia muito tempo.
45. Informado pelo centurião, Pilatos entregou o corpo a José.
46. José comprou um lençol de linho, desceu Jesus da cruz, envolveu-o no lençol e colocou-o num túmulo escavado na rocha; depois, rolou uma pedra na entrada do túmulo.
Jesus então foi colocado no sepulcro na 6ª feira e ressuscitou no domingo, mas, Ele não ficou deitado, dormindo na pedra nestes 3 dias- João 5:17
17. Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: “Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho”.
Ele trabalhou como o Pai trabalha e Ele também, para o bem dos necessitados que já tinham cumprido o pagamento de suas penas graves desde o tempo de Noé no Dilúvio, pois não acreditaram em Noé, e nunca tinham visto o Salvador Jesus, daquele tempo ate Jesus ressuscitado levou milhares e milhares de décadas no cárcere ou seja purgatório purgando seus pecados, as suas penas para serem resgatados pelo nosso Salvador, e, Jesus foi lá e muitos túmulos foram abertos porque Ele disse: quando Eu subir para o Pai atrairei os meus que estavam no purgatório desde o tempo de Noé - 1ª Pedro 3:
19. No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão,
20. aos que haviam sido desobedientes outrora, quando Deus usava de paciência — como nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas — oito — foram salvas, por meio da água.
1ª Pedro 3:17 ao 19
17. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se tal for a vontade de Deus, do que praticando o mal.
18. De fato, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na existência humana, mas recebeu nova vida no Espírito.
19. No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão,
Pedro o grande companheiro ocular de Jesus e- Mateus 27:51 a 53.
51. Nisso, o véu do Santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes, a terra tremeu e as pedras se partiram.
52. Os túmulos se abriram e muitos corpos dos santos falecidos ressuscitaram!
53. Saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitas pessoas.
Hoje Ele comeu e bebeu, fez muitos milagres mostrou quem Ele era realmente, comungamos Ele, mas, mesmo assim nem os seus próprios parentes e amigos que o viram realmente creram nele-
João 6:58 a 61
58. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram — e no entanto morreram. Quem consome este pão viverá para sempre”.
59. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.
60. Muitos discípulos que o ouviram disseram então: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”
61.Percebendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso, Jesus perguntou: “Isso vos escandaliza?
João 7:5
5. Pois nem os seus irmãos acreditavam nele.
Não é nem honrado- Marcos 6:4 a 6
4. Jesus, então, dizia-lhes: “Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa”.
5. E não conseguia fazer ali nenhum milagre, a não ser impor as mãos a uns poucos doentes.
6. Ele se admirava da incredulidade deles. E percorria os povoados da região, ensinando.
E quem tem vergonha de não ser igual ao mundo, então anda como o mundo quer, faz coisas que estão no mundo que são contra Deus- Marcos 8:37-38
37. E que poderia alguém dar em troca da própria vida?
38. Se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai, com seus santos anjos”.
Ou seja não obedecem os conselhos dos pais fieis a Deus de verdade que dá conselhos dos erros e perigos do mundo que estão nas leis do Senhor e todos os vícios capitais que estão na bíblia inteiro e por isso luta para a igreja mudar favorecendo os ex: a separação do casal se tempos idos a traz, casavam se na mais pura inocência com os escolhidos pelos pais e sofriam e morriam velhinhos, hoje que não tem mais nem criança praticamente inocente, jovenzinhos namoram vivem juntos se conhecem, sabem tudo, vê tudo, tomam pílula e muitos jovens de dentro da igreja também, e muitos outros pecados contra Deus que a MIDIA oferece- Marcos 7:9 e 13.
9. E dizia-lhes: “Sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus apegando-vos à vossa tradição.
13. Assim anulais a palavra de Deus por causa da vossa tradição, que passais uns para os outros. E fazeis ainda muitas outras coisas como essas!”
Jesus não veio tirar nem um til da Lei do Pai- Mateus 5:17-18
17. “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.
18. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.
E Ele é radical- Lucas 17:5-6
5. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
6. O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.
E não tem desculpas- João 15:22
15. Se eu não tivesse vindo e não lhes tivesse falado, eles não teriam pecado. Agora, porém, não têm desculpa para o seu pecado.
Alguns interpretam as leis mais ou menos assim, Quem é que não erra? atire a primeira pedra, porque nos erramos mesmo, mas Jesus é misericordioso ele é pai e não quer que soframos ele quer que sejamos felizes, portanto se nós nos separamos temos que buscar a felicidade no outro ou em outra, esquece que ele sofreu, a mãe sofreu, os que amavam ele, sofreram muito também, ate o Pai sofreu por causa do livre arbítrio humano do filho, das chances que ele teve para não sofrer.
Eclesiástico 5:6 a 9
6. Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, Ele se compadecerá da multidão dos meus pecados!”,
7. pois tanto a misericórdia como a ira dele * { chegam depressa, } e sua ira se abate sobre os pecadores.
8. Não demores em voltar para o Senhor e não adies de um dia para outro,
9. pois sua ira vem de repente e, no dia da vingança, serás arrebatado.
Portando não podemos duvidar, porque do lado de lá é eterno, onde quer que estejamos e sem chances de mudar voltar atrás, porque quem quer viver como o mundo aferece e vive pensando em si, ou, se só vivemos de acordo com o que temos que viver e passar, com tanto que estejamos com Deus.
Interpretam a bíblia, se favorecendo como os intérpretes das Leis no tempo de Cristo.
No VELHO e no NOVO Testamentos. Tem muitos AIS de Deus, cuidado)
Maria Aparecida