terça-feira, 27 de setembro de 2011

1 - A FALTA DE FÉ DOS APÓSTOLOS - JESUS NO BARCO - A MULTIPLICAÇÃO

               1-A FALTA DE FÉ
                           
                  DEUS  DORME ?
                          
                                         
        Então Ele entrou num barco, e dormiu, veio uma grande tempestade, e Jesus não acordava, mesmo com todos os ventos, os balanços da barca no meio do mar com furor e Jesus não acordava, os apóstolos mesmo pertinho de Jesus ficaram apavorados e o acordaram, Jesus os repreendeu.
Lucas 8:23 a 25
23. Enquanto navegavam, ele dormiu. Abateu-se, então, uma ventania tão forte sobre o lago, que o barco ia se enchendo de água e eles corriam perigo.
24. Enquanto navegavam, ele dormiu. Abateu-se, então, uma ventania tão forte sobre o lago, que o barco ia se enchendo de água e eles corriam perigo.
25. Então disse aos discípulos: “Onde está a vossa fé?” Cheios de temor e admirados, eles diziam uns aos outros: “Quem é este que dá ordens aos ventos e à água, e lhe obedecem?”

E acalmou o mar. Jesus certamente fingiu que dormia ( Deus dorme? ) para que os apóstolos percebesse que o problema não estava no temporal, e muito menos em Cristo, o problema estava neles, os sem Fé.  E Cristo para voltar ao Pai tinha que deixa los tinindo em sabedoria, para cuidar de nós os seus rebanhos.
                                    
                             OUTRO EXEMPLO
                                                
                                                        
Jesus, fingindo não saber da atitude do povo, fica com pena, poderia dispensar os apóstolos cansados e com fome, ( porque realmente trabalham muito, andando, atravessando os desertos, e os compromissos com os templos também com suas presenças e tinham acabados de enterrar o corpo de João Batista )  pois o povo estava ali por causa d’Ele e não dos discípulos, mas, Ele não os dispensou, porque, ainda teria outras lições. E eles, mesmo carnais cansados, mas tem que atender o povo sofrido d’Ele sem pastor e os apóstolos terão que serem os pastores, pois vão ficar no lugar d’Ele, e só tem uma porta, a d’Ele, –João 10:2 e 9
7. Jesus disse então: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.
9. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem.
10. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância
11. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas
                                              
                                          
Nestas alturas os apóstolos já estavam de olhos grande no lanchinho do jovenzinho e Jesus já sabia disso, e Jesus não parava de pregar (claro que Jesus estava ciente de tudo), já era tarde, os apóstolos desesperados para irem comer e descansar, como qualquer um de nós fracos e preguiçosos também, porque não? então pensarão, vamos por um melzinho na boca de Jesus a favor desses que não tem o que fazer e vem fazer aqui, esses mortos de fome, e disse para Jesus dispensa-los, para poderem ir comer algo em uma aldeia, mas Jesus captou a s suas intenções e respondeu: ‘Daí vocês mesmo de comer para eles’, Jesus desafiava-os, pois queria eles bem preparados aqui na terra quando ele se fosse para junto do Pai, porque Ele não queria perder nenhuma ovelha ou alma, porque os próprios apóstolos se quisessem  podiam fazer o tal milagre que Ele iria fazer e muitos outros ainda, pois com fé até se remove montanha, Jesus era radical mesmo.
 Marcos 11:22-23
22. Jesus lhes observou: “Tende fé em Deus.
23. Em verdade, vos digo: se alguém disser a esta montanha: ‘Arranca-te e joga-te no mar’, sem duvidar no coração, mas acreditando que vai acontecer, então acontecerá.

Em épocas passada, no tempo de Eliseu eles só creram nas palavras do profeta Elias e mais, ate na capa do profeta Elias –ll Reis 2:11 ao 14
11. Então, enquanto andavam conversando, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12. Eliseu o ficou vendo e gritava: “Carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. Apanhou sua túnica e rasgou-a em duas partes.
13. Em seguida, apanhou o manto que tinha caído dos ombros de Elias e, voltando sobre seus passos, deteve-se à margem do rio Jordão.
14. Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas, dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” Quando bateu, as águas dividiram-se para os dois lados, e Eliseu passou.

Então enquanto que os apóstolos andando com Jesus não tinham a tamanha fé.
Vê bem que o servo do Eliseu era como os apóstolos, estava junto dele Eliseu e também as vezes vacilava na fé como no exemplo dos pães -ll Reis 4:42 a 44
42. Veio também um homem de Baal-Salisa, que trazia pães dos primeiros frutos da terra para Eliseu, o homem de Deus. Levava vinte pães de cevada e trigo novo no bornal. Eliseu disse: “Dá ao povo para que coma”.
43. Mas o seu servo respondeu-lhe: “Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?” Eliseu ordenou outra vez: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o SENHOR: ‘Comerão e ainda sobrará’”.
44. O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do SENHOR.
                              
                                
Mas os apóstolos ainda estavam aprendendo muitas das  lições.
Nesta primeira multiplicação em Mateus Jesus mostra para eles que eles estando perto Dele ainda não tinham a fé verdadeira, por isso Jesus diz para elesVós mesmos dai-lhes de comer!”, pois em épocas passada no tempo de Eliseu ele só creu nas palavras dos profetas, teve Fé e fez o milagre dos pães, enquanto que os apóstolos andando com Jesus não tinham tanta fé.

Como eles já sabiam do lanche do menino, o jovem, então comunicaram a Jesus sobre o pouco  lanche que tinham para aquela multidão, como quem diz , não dá , vamos embora.
Mas Jesus ainda não dispensou-os e mostrou que um precisa do outro, e ate dos detalhes, que faz parte da mulher, então através de uma mãe, que preparou um bom lanche com cinco pães e dois peixes para o seu filho, era muito para o menino. 
Sobre os detalhes que é praticamente exclusivo das mulheres, pois os homens e muito menos um jovem se preocuparia com sol, frio, fome, como a mãe poderia ter dito para o filho que ficasse na sombra, e também perto dos apóstolos e como o lanche era muito e pela sua bondade o porque tanto para o filho, mandou então que repartisse com pessoas com fome perto dele, então o pai naquela época nem pensaria nestes detalhes, ele só se lembraria na hora da precisão, e Jesus usou desse detalhe dela da mãe do menino para fazer o seu trabalho, como  precisou da sua mãe para mostrar a sua hora, do seu 1º milagre, e a samaritana no qual Ele se declarou, e ela foi a 1ª evangelista a pregar sobre Ele.
                                                     
E o jovem obedeceu a mãe e sem medo de dividir, compartilhou o seu lanche, com aqueles discípulos mortos de fome, e mais o povão, porque ele confiava, acreditava em Jesus.
Então Jesus fez o milagre da multiplicação
E ainda mandou os coitados dos apóstolos cansados, mandar o povo a se sentarem confortavelmente nos fenos dos montes, e distribuírem os alimentos para mais de 5 mil pessoas, claro que sempre tem umas mãos ajudando também comeram bem.
E mandou os apóstolos que os recolhessem as sobras todas em cesto, recolheram 12 cestos.                                                           
E não bastando, Jesus mandou irem para outro lado de  barco para se descansarem, logicamente tiveram que carregar nos ombros os cestos e ninguém ficou sem trabalhar, pois deu um cesto para cada um. Mesmo cansados Ele fará os d’Ele agüentarem firmes –Mateus 11:29-30
29. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.
30. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
                         
                                       Maria Aparecida                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário